Nossa História

Em janeiro de 1975, em um antigo casarão da Praça Presidente Vargas, onde hoje está construído o Supermercado Kurihara, iniciaram-se as atividades de assistência a saúde, como consultas médicas, partos e pequenas cirurgias.

Neste local, em espaço físico improvisado, o Hospital permaneceu em funcionamento durante seis anos.

No dia 1º de maio de 1981,  o Hospital e Maternidade São Lucas transferiu suas instalações para o novo prédio, recém-construído, no Jardim São Cristóvão,  onde permanece instalado até os dias de hoje. A partir de então, Iniciou-se uma nova fase com a chegada de novos médicos na cidade.Foram tempos muito difíceis. O Hospital precisava ser equipado e existiam dificuldades de ordem física e material e até a população se engajou em campanhas para ajudar o hospital.

A grande maioria da população não tinha o hábito de procurar o Hospital para atendimento médico; durante muitos anos,  grande parte do atendimento em saúde da população de Extema era realizado na vizinha cidade de Bragança Paulista.

Aos poucos, o hospital foi ganhando credibilidade e aprimorando cada vez mais o seu potencial de resolução. Nota-se, a partir de então, um crescimento significativo no número de atendimentos, internações, cirurgias e partos.

Durante esses anos, também houve um aumento expressivo do corpo clínico e do número de funcionários.

Principalmente na última década grandes investimentos foram realizados na infra-estrutura, tornando o hospital muito resolutivo e eficiente, com profissionais altamente qualificados, focados no atendimento de excelência.

Isso fez com que o hospital entrasse numa nova fase, passasse a ser procurado pela população das cidades vizinhas, tornando-se referência na região do extremo-sul de Minas, principalmente para os casos mais complexos.

Coroando essa ascensão, em 2008 inaugurou-se a Unidade de Hemodiálise e em 2013 a Unidade de Terapia Intensiva.

A cidade cresceu, vieram muitas empresas para o município e a população aumentou. Hoje o Hospital atende inúmeros convênios médicos, além do seu convênio próprio.

Atualmente, são realizadas mensalmente em torno de 400 internações, 80 partos, 120 cirurgias, 16.000 exames de laboratórios, 2.600 exames de imagem e 4.500 atendimentos no Pronto Socorro.

Para se adequar a essa demanda, atualmente, o hospital encontra-se em fase de remodelação na sua estrutura física, através de um belíssimo projeto arquitetônico, adquirido de arquitetos especializados na área hospitalar, com ampliações, reformas, e a construção de uma nova ala para o setor de internação, com novos apartamentos, servidos por dois elevadores e que em breve, serão entregues aos usuários.

Estrutura

O Hospital e Maternidade São Lucas está localizado à Rua Mauri Bueno de Andrade, 101, no Jardim São Cristovão, em Extrema, Minas Gerais.

Contando com uma área de cinco mil metros quadrados de construção, onde funcionam Pronto Socorro, Unidade de Internação, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Hemodiálise, Maternidade, e Berçário e um avançado serviço de Medicina Diagnóstica.

Nossa média de atendimento mensal no ano de 2017/2018 foi:

  Atendimentos no Pronto-Socorro – 7.000/Mês

  Exames laboratoriais – 20.000/Mês

  Exames de Imagem – 3.600/Mês

 Internações – 400/Mês

  Partos – 100/Mês

  Cirurgias – 270/Mês

Site Hospital Maternidade São Lucas- valores-28

Missão

Prestar atendimento médico hospitalar de alto padrão, com segurança para os pacientes, familiares, médicos e colaboradores, através da qualidade assistencial, infraestrutura adequada e eficiência operacional, garantindo o restabelecimento da saúde.

Site Hospital Maternidade São Lucas- valores-29

Visão

Reconhecimento pela qualidade da prestação de serviços médico hospitalares, através de uma gestão eficiente e sustentabilidade econômica financeira.

Site Hospital Maternidade São Lucas- valores-30

Valores

 Excelência na qualidade
 Comprometimento profissional
 Valorização da vida
 Ética
 Compromisso social
 Humanização
 Valorização do conhecimento

Mensagem da Diretoria

Ao longo dos últimos anos, o HMSL vem passando por um progressivo processo de melhorias, contemplando modernização física e tecnológicas com o único objetivo de oferecer aos nossos clientes um atendimento de padrão e qualidade diferenciados em medicina e saúde.

Faz parte também dessa estratégia, o aperfeiçoamento da infra-estrutura dos serviços, em busca da qualidade total em todas as nossas atividades, com sustentabilidade econômico-financeira.