O QUE É O CÂNCER DE MAMA

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

Atualmente, o câncer de mama é o segundo mais frequente entre mulheres no Brasil.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, até o final de 2018, são estimados quase 60 mil novos casos da doença. Embora menos frequente, o câncer de mama também pode atingir os homens.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Fundamental para aumentar as chances de tratamento e cura, o diagnóstico precoce alerta para que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração na mama, conhecendo o próprio corpo por meio do autoexame. Mulheres com mais de 40 anos, devem realizar, uma vez por ano, a mamografia de rastreamento, um exame capaz de encontrar o câncer ainda no início. Segundo o INCA, o rastreio diminui a mortalidade em 20% em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

QUAIS OS SINAIS DE ALERTA?

CONHEÇA OS FATORES DE RISCO

O CÂNCER DE MAMA TEM CURA

Quando diagnosticadas no início, mulheres com a doença apresentam chance de cura de até 95%.

Consulte regularmente seu médico e não deixe de fazer os exames preventivos.

COMO CUIDAR DE VOCÊ?

Atenção aos fatores de risco e cuidados simples e diários ajudam a reduzir a possibilidade de desenvolver um câncer de mama no futuro.

APROVEITE NESSE MÊS DE OUTUBRO MAMOGRAFIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *